001_genotipo_port

Conhecendo os genótipos e subtipos do vírus da hepatite C

14/09/20152

Após o sequenciamento do vírus da hepatite C no ano de 1989 rapidamente ficou evidente que vírus de diferentes regiões do mundo eram diferentes na sua sequencia genômica. Quando essas diferenças são superiores a 70% o vírus é considerado um novo genótipo, sendo atribuído um número, por exemplo, genótipo 1, genótipo 2, genótipo 3, genótipo 4, etc..

Ainda, cada genótipo pode ser subdividido em subtipos quando as diferenças dentro do mesmo genótipo oscilam entre 70 e 80%. Esses subtipos são identificados por letras, por exemplo, genótipo 1-a, 1-b, 1-c, etc.. Sequencias genômicas completas estão identificadas para os sete genótipos do vírus e para vários diferentes subtipos.

Para conhecimento de como a família do vírus da hepatite C se multiplica, tal qual uma árvore genealógica com um ancestral, filhos, netos, etc., podemos constatar como será difícil que algum dia venha a existir uma vacina preventiva que seja eficaz para todos esses genótipos e subtipos do vírus.

Pelo mesmo motivo é necessário lembrar que indivíduos curados de um determinado subtipo de um genótipo somente terão imunidade a esse subtipo especifico, mas poderão contrair outro subtipo ou outro genótipo caso aconteça uma nova infecção, por tanto, diferentemente da hepatite B, na hepatite C uma infecção curada não outorga proteção. Na hepatite C os cuidados para evitar uma nova infecção sempre devem ser seguidos a risca.



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO