003_genotipo_port

O genótipo 3 da hepatite C e o mais agressivo?

24/10/2011

É consenso que a progressão da fibrose causada pela hepatite C é praticamente igual para todos os genótipos isto é, não existiriam genótipos mais agressivos que outros. A única diferença seria em relação à resposta terapêutica diferente que eles apresentam ao tratamento.

Uma meta analise de estudos científicos publicados na literatura analisou a progressão da fibrose causada pelo genótipo 3, nos quais se encontra a suspeita que os pacientes infectados com o genótipo 3 apresentam uma progressão mais acelerada na evolução da fibrose.

O estudo analisou artigos publicados nas revistas cientificas ''PubMed, Embase e ISI Web of Knowledge databases'' relatando pesquisas em adultos infectados com hepatite C com diversos genótipos que nunca receberam qualquer tratamento antiviral avaliando a progressão da fibrose que realizaram uma única biópsia e nos que realizaram duas biópsias.

Nos diversos estudos estavam incluídos 3.182 pacientes. Entre os que realizaram duas biopsias o intervalo entre elas era entre 2 e 12 anos.

Ao se comparar a progressão da fibrose nos infectados com os genótipos 1 e 2 com os infectados com o genótipo 3 que realizaram duas biopsias, foi encontrado que nestes a fibrose evolui de forma 37% mais rápida.

Concluem os autores que o genótipo 3 esta associado com uma progressão mais rápida da fibrose, Esta observação pode ter consequências importantes no tratamento dos infectados com o genótipo 3 e na sua necessidade de tratamento.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Role of Hepatitis C virus genotype 3 in liver fibrosis progression - a systematic review and meta-analysis Authors: Probst, A.1; Dang, T.2; Bochud, M.3; Egger, M.4; Negro, F.5; Bochud, P.-Y.1 Source: Journal of Viral Hepatitis, Volume 18, Number 11, 1 November 2011 , pp. 745-759(15)


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO