005_genotipo_port

A propagação da hepatite C pelos genótipos

10/08/2009

Observar a distribuição geográfica dos diversos genótipos da hepatite C nos permite deduzir que a doença existe milhares de anos, já que por se tratar de uma doença transmitida quase que exclusivamente pelo sangue a disseminação e muito lenta, dependendo de praticas culturais e migração de indivíduos infectados, situação muito diferente a uma gripe, que por ser de transmissão fácil, pela saliva, o espirro, a tosse, pode atingir todo o mundo em poucos meses.

Na hepatite C os genótipos estão distribuídos por regiões geográficas, acompanhando correntes migratórias acontecidas por centenas de anos, inclusive dentro de um mesmo país a prevalencia de diferentes genótipos também e diferente em cada estado.

Existem seis genótipos principais, atingindo um número maior de indivíduos, mas existem outros cinco genótipos que por enquanto estão restritos a regiões pequenas do mundo. A prevalencia dos principais genótipos encontrados nas populações das diversas regiões geográficas pode ser assim apresentada:

Genótipo 1a - Encontrado principalmente na America do Norte e América do Sul, sendo também comum na Austrália

Genótipo 1b - Encontrado principalmente na Europa, na Ásia e regiões das Americas.

Genótipo 2a - É o subtipo do genótipo 2 mais comum no Japão e a China.

Genótipo 2b - É o subtipo do genótipo 2 mais comum nos EUA e na Europa Setentrional.

Genótipo 2c - É o subtipo do genótipo 2 mais comum na Europa Oriental e na Europa Meridional.

Genótipo 3a - Altamente prevalecente na Austrália (40% de casos) e sul da Ásia.

Genótipo 4a - Altamente prevalecente no Egito.

Genótipo 4c - Altamente prevalecente na região central da África.

Genótipo 5a - Altamente prevalecente na África do Sul.

Genótipo 6a - Genótipo restrito a Hong Kong, Macau e Vietnã.

Genótipos 7a e 7b - Genótipos comuns na Tailândia.

Genótipos 8a, 8b e 9a - Genótipos encontrados no Vietnã.

Genótipos 10a e 11a - Genótipos encontrados na Indonésia.

O quadro acima mostra o principal genótipo, mas existem indivíduos da mesma região infectados com outros genótipos, porém, em menor prevalencia.

A importância da determinação do genótipo antes do inicio do tratamento e de fundamental importância já que não todos eles respondem de forma idêntica ao tratamento, assim, alguns genótipos necessitam de 48 semanas de tratamento e outros com 24 semanas e suficiente. O teste para identificar o genótipo deve ser realizado somente uma vez, antes de iniciar o tratamento. Existem casos de indivíduos infectados com mais de um genótipo, o que dificulta o tratamento, pois um deles pode responder e o outro não. Como os genótipos são estáveis não é necessária a realização do exame mais de uma única vez..

A grande variedade de genótipos e o grande desafio para se desenvolver uma vacina efetiva a todos eles. Um paciente curado da hepatite C apresentará imunidade para somente o genótipo original, aquele que curou, mas estará sujeito a uma nova infecção por qualquer um dos outros genótipos, motivo pelo qual os cuidados para evitar contato com a hepatite C devem ser sempre considerados.

Em relação à agressividade dos diferentes genótipos, a velocidade de progressão da doença ou aos danos que podem causar ao fígado, diversos estudos não encontraram muitas diferenças entre eles. É conhecido que o genótipo 3 está mais ligado aos lipídios (colesterol) motivo pelo qual e mais propenso a causar esteatoses ou distúrbio metabólico acelerando a fibroses e, estudos recentes indicam que o genótipo 1b parece apresentar maior predisposição a evoluir para o câncer de fígado que os outros genótipos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO