010_genotipo_port

Os diferentes genótipos da hepatite C e a possibilidade de cura

24/08/2015

Podemos falar que existem muitos tipos de hepatite C já que dependendo do genótipo com que o indivíduo está infectado o médico deve prescrever um tratamento diferente, já que cada genótipo reflete composições genéticas diferentes do vírus C.

São seis os genótipos principais e uma das grandes diferenças é a distribuição geográfica. No mundo ocidental a maioria dos pacientes está infectado com o genótipo 1, mas dentro do genótipo 1 existem várias subcategorias. O mais comum no ocidente é o genótipo 1-a e os genotipos 1-b e 1-c aparecem em menor prevalência.

O genótipo 4 é mais comum no Egito e países do Oriente Médio. O genótipo 5 é o mais comum na Ásia e o genótipo 6 é encontrado nas Ilhas do Pacifico, Austrália e Ásia Oriental. Existem também diferenças marcantes entre os diferentes países, por exemplo, o genótipo 1-b é mais comum no Japão e o genótipo 3 é mais comum no Paquistão.

No tratamento utilizando interferon o genótipo 1 era o que apresentava piores resultados, sendo o genótipo 2 o mais fácil de curar com o tratamento com interferon seguido de perto pelo genótipo 3.

Com a chegada dos medicamentos orais livres de interferon os genótipos 1 e 2 passam a ser os que obtêm a maior possibilidade de cura com o tratamento e a preocupação dos médicos passam a ser os infectados com o genótipo 3, porque é o genótipo que responde menos que os outros genótipos. Os infectados com o genótipo 3 para aumentar a resposta terapêutica devem receber seis meses de tratamento, contra somente três meses no tratamento dos genótipos 1 e 2.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO