006_geral_port

Entendendo como funcionam os investimentos em pesquisas de novos medicamentos

23/09/2013

- Existem atualmente 139.372 estudos clínicos para pesquisas de medicamentos e tratamentos das mais diversas doenças sendo realizados em 182 países a partir de 28 de janeiro de 2013 (dados do National Institutes of ClinicalTrials.gov dos Estados Unidos).

- O investimento em pesquisa em 2012 foi de 49 bilhões dólares, gastos para pesquisar mais de 2.900 compostos (dados da PhRMA).

- Somente uma droga das aproximadamente 5.000 a 10.000 testadas em ensaios pré-clínicos consegue chegar ao mercado (dados da Medscape).

- Se considerarmos os investimentos em medicamentos não aprovados por apresentarem problemas nas fases da pesquisa, cada medicamento aprovado custa as empresas 4 bilhões de dólares em investimento total (dados de Bernard Munos do Centro de Pesquisa em Inovação Biomédica publicados na revista Forbes).

- Somente 39 novos medicamentos foram aprovados pelo FDA em 2012.

- O Food and Drug Administration -FDA- dos Estados Unidos, que é o equivalente a nossa ANVISA, emprega 11.516 pessoas.

- Segundo a Organização Mundial de Saúde existem no mundo 12.420 tipos diferentes de doenças e problemas de saúde relacionados.

- Falando de pesquisas para tratamento da hepatite C temos muita esperança, já que quando um medicamento recebe tratamento fast-track (rápido) no FDA é aprovado em media em 183 dias. Ante a necessidade de novos medicamentos no tratamento da hepatite C a grande maioria dos novos medicamentos recebeu tal forma de apreciação pelo FDA.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO