029_geral_port

Em abril de 2016 a hepatite C festejou seu 25 aniversario!

09/05/2016

Com o descobrimento do vírus em 1989 e a chegada ao mercado do primeiro teste diagnostico em 1991, este é o evento que pode ser considerado o primeiro passo no enfrentamento da epidemia, o nascimento de uma nova era.

Cronologicamente, citando os principais fatos, o avanço no enfrentamento da epidemia foi o seguinte:

- 1974 - Nesse ano se descrevem casos de hepatites que não eram consideradas hepatite A ou hepatite B, passando a serem chamadas de hepatite não-A, não-B.

- 1984 - A chamada hepatite não-A, não-B é encontrada em aproximadamente 120.000 pessoas nos Estados Unidos, sendo que em 90.000 deles a infecção foi diagnosticada após receberem uma transfusão de sangue.

- 1986 - É recomendado o tratamento dos casos de hepatite não-A, não-B com interferon alfa recombinante em ensaio que inclui 10 pacientes.

- 1989 - O Dr. Qui-Lim Choo descobre o vírus da hepatite C através da reação em cadeia da polimerase (PCR) no plasma de chimpanzés cronicamente infectados com o que na época se conhecia como hepatite não-A, não-B.

- 1990 - É desenvolvido o primeiro teste para diagnosticar a hepatite C. O FDA recomenda a utilização nos bancos de sangue os Estados Unidos já em 1991.

- 1991 - O FDA aprova o tratamento da hepatite C utilizando interferon alfa recombinante (Schering Intron A©), primeiro interferon do mundo.

- 1996 - FDA aprova o Roferon©, utilizando interferon alfa recombinante da Roche.

- 1998 - FDA aprova o Rebetol©, combinação de Intron A© com ribavirina.

- 2001 - Fda aprova o Peg-Intron©, interferon alfa 2-b peguilado da Schering, primeiro interferon peguilado do mundo para o tratamento da hepatite C.

- 2002 - É aprovado o Pegasys©, interferon alfa 2-a peguilado da Genentech, uma empresa da Roche, para o tratamento da hepatite C.

-2002 - Brasil assina decreto criando o Programa Nacional de Hepatites Virais no Ministério da Saúde.

- 2003 - Brasil implementa o Programa Nacional de Hepatites Virais.

- 2003 - Aprovada pelo FDA a solução oral de Intron A© com Rebetol© para tratamento da hepatite C em crianças.

- 2005 - Cientistas conseguem replicar o vírus da hepatite C em tubos de ensaios para realização de testes.

- 2007 - É divulgado que o VX-950 (telaprevir), um inibidor de proteases está em desenvolvimento pela empresa Vertex.

- 2009 - Dois inibidores de proteases, boceprevir e telaprevir, iniciam ensaios clínicos objetivando a aprovação pelos organismos reguladores.

- 2011 - O FDA aprova o telaprevir e o boceprevir para tratamento da hepatite em combinação com interferon peguilado e ribavirina.

- 2013 - O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos recomenda que todas as pessoas nascidas entre 1945 e 1965 (geração baby boomers) sejam testadas para hepatite C.

- 2013 - Sofosbuvir é aprovado nos Estados Unidos e no Canadá.

- 2013 - Simeprevir é aprovado pelo FDA e pelo Canadá e Japão.

- 2014 - Vertex descontinua a fabricação do telaprevir.

- 2014 - Bristol-Myers Squibb aprova na EMEA a combinação do tratamento oral com daclatasvir e asunaprevir.

- 2014 - FDA aprova o Harvoni©, primeiro medicamento de uso oral de uma pílula ao dia para tratamento da hepatite C livre de interferon.

- 2014 - FDA aprova a combinação de sofosbuvir e simeprevir para tratamento oral da hepatite C livre de interferon.

- 2014 - FDA aprova o VIEKIRA Pak©, combinação de medicamentos da Abbvie para tratamento oral de hepatite C livre de interferon.

- 2015 - Boceprevir deixa de ser fabricado.

- 2015 - O FDA aprova a combinação da combinação do sofosbuvir com o daclatasvir já aprovados pela EMEA em 2014) para tratamento oral da hepatite C livre de interferon.

- 2015 - Deixam de ser fabricados o Rebetol© e o PegIntron©, ambos da MERCK (MSD).

- 2016 - O FDA aprova o Zepatier©, medicamento da MERCK (MSD) que combina elbasvir e grazoprevir para tratamento oral da hepatite C livre de interferon.

E assim, em 25 anos desde o descobrimento da hepatite C até a atualidade conseguimos medicamentos que curam mais de 90% dos infectados, tornando a hepatite C uma doença curável. Um triunfo da ciência, dos pesquisadores, universidades e as indústrias que trabalhando juntos conseguiram esse triunfo.

No aniversário de 25 anos, parabéns a todos, pesquisadores, médicos, gestores, indústria e pacientes.

Juntos podemos vencer a hepatite C!


Dr. Qui-Lim Choo, descobridor do vírus da hepatite C, com a Dra. Kycia Maria Rodrigues do Ó e Carlos Varaldo



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO