2013_09_09_geral_mortes_no_mundo_port

A hepatite foi responsável por 1.445.000 mortes em 2010

09/09/2013

De acordo com dados do "Institute for Health Metrics and Evaluation" (IHME) da Universidade de Washington as hepatites virais mataram mais pessoas do que a AIDS em 117 de 187 países ao redor do mundo.

O "Institute for Health Metrics and Evaluation" é um centro de pesquisa independente da Universidade de Washington dos Estados Unidos com o objetivo de identificar as melhores estratégias para a construção de um mundo mais saudável.

Embora essas taxas de mortalidade sejam alarmantes e extremamente elevadas, a doença ainda parece ser ignorada por muitos governos, ao contrário da HIV/AIDS. A Organização Mundial da Saúde acredita que a hepatite tem se tornado uma "epidemia silenciosa", devido à falta de sintomas da doença. Muitas vezes, os sintomas não surgem até que o paciente desenvolva cirrose ou câncer de fígado.

O estudo é realizado com apoio do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde desde 1990, comparando os levantamentos realizados em 1990, 2005 e 2010 acaba de ser publicado no "The New England Journal of Medicine" de agosto de 2013, analisando no total a situação de 291 doenças em 21 regiões do mundo incluindo 20 grupos etários de 187 países.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Murray CJL, Lopez AD. Measuring the Global Burden of Disease. New England Journal of Medicine. 2013; 369:448-457.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO