002_hbv_port

Hepatite B - Importância do tratamento e da carga viral

05/08/2013

Atualmente existem medicamentos altamente efetivos para tratamento da hepatite B. Se bem ainda não se fala em cura da hepatite B já se afirma que o controle é altamente efetivo, necessitando tão somente de 1 comprimido ao dia, sem efeitos colaterais desagradáveis.

Estudos comprovam que o entecavir e o tenofovir conseguem manter a carga viral indetectável nos pacientes sem tratamento anterior com qualquer antiviral, em praticamente 100% dos pacientes após cinco anos de uso continuo do medicamento. Somente 0,2% dos pacientes desenvolveram resistência viral nesses cinco anos.

A resposta virológica negativando o vírus é importante porque evita a progressão do dano no fígado, mas os pacientes devem manter controle medico continuo, pois o câncer pode aparecer em alguns pacientes negativados, mas com muita menor possibilidade que nos pacientes não tratados.

O tratamento em longo prazo com entecavir e tenofovir resultou na regressão da fibrose ou cirrose. Pacientes com cirrose tratados com entecavir ou tenofovir evitam progredir na cirrose não chegando a descompensar.

Regressão da cirrose após cinco anos de tratamento da hepatite B com entecavir:




Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO