009_hbv_port

Hepatite C Aguda

26/10/2010

Hepatite C aguda é definida como a fase logo após o contagio, isto é, os seis primeiros meses após ter acontecido a infecção. Após seis meses, permanecendo a infecção, a hepatite C é considerada crônica.

A maioria dos casos agudos de hepatite C infelizmente não é detectada por que não apresentam sintomas. Poucos novos infectados apresentam nas primeiras semanas algum sintoma, como febre, olhos amarelados ou urina escura.

A hepatite C é considerada perigosa porque até 85% dos infectados se tornaram doentes crônicos, passando a ter um deterioro das células hepáticas de forma lenta e silenciosa, sem sintomas.

Os casos de hepatite C aguda se detectados nessa fase possuem tratamento altamente eficaz. Com a utilização em monoterapia do interferon quase 100% dos casos conseguem curar a doença evitando a cronificação. O tratamento somente deve ser realizado entre 4 e 6 meses após ter acontecido a infecção, pois neste período o organismo pode curar a doença de forma espontânea.

O teste ANTI-HCV não é o indicado para detectar um caso de hepatite C aguda, pois os anticorpos demoram 90 dias para começar a aparecer. Na suspeita de uma infecção recente o teste recomendado é o PCR/RNA/HCV na modalidade qualitativa, o qual consegue detectar a presença do vírus entre 1 e 3 semanas após a exposição.

Após 4 a 12 semanas os níveis da transaminase ALT pode se apresentar elevado. A infecção aguda pode ser severa, mas raramente é fulminante. Estudos demonstraram que o risco de hepatite C fulminante é inferior a 1%.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO