013_hbv_port

Hepatite B - Comentários do "18º Workshop Internacional de Hepatites Virais de Pernambuco"

09/06/2014

- No mundo é estimado que 350 milhões estejam infectados de forma crônica e que 2 bilhões tenham tido contato com o vírus da hepatite B.

- Estima-se que a cada ano aconteçam entre 500.000 e 1 milhão de mortes diretamente relacionadas à hepatite B.

- Entre 15% e 40% dos infectados de forma crônica com a hepatite B progridem para a cirrose ou o câncer de fígado.

- O objetivo do tratamento da hepatite B é evitar a progressão para a cirrose e o câncer de fígado.

- O tratamento procura eliminar a replicação do vírus (negativar a carga viral), normalizar as transaminases, melhorar o dano no fígado e a perda dos marcadores AgHBe e AgHBs.

- A menor carga viral, menor idade e menores níveis de transaminases serão maiores as possibilidades de sucesso com o tratamento.

- Mulheres respondem melhor ao tratamento que os homens.

- O tratamento é indicado a infectados com carga viral (HBV DNA) acima de 2.000 UI, com a transaminase ALT acima do valor normal e para quem apresente uma fibrose F2 ou superior, já a biopsia é opcional.

- Pacientes com cirrose compensada devem tratar se a carga viral (HBV DNA) se encontra acima de 200 UI e/ou a transaminase ALT elevada.

- Pacientes com cirrose descompensada sempre devem tratar a hepatite B e devem ser encaminhados para transplante de fígado.

- Todos os infectados com hepatite B que apresentem por mais de seis meses o HBsAg positivo devem receber tratamento.

- Entre 5 e 10% dos infectados com HIV/AIDS estão co-infectados com o vírus da hepatite B. Nesses infectados a progressão do dano ao fígado é acelerada e apresentam maior possibilidade de morte por problemas hepáticos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO