014_hbv_port

Como interpretar o teste da hepatite B

11/08/2014

A importância de uma pessoa realizar o teste da hepatite B tem como objetivo determinar se a infecção está presente, se existe imunidade ou se a pessoa esta sem defesa contra o vírus. Com um dos três resultados o médico indicará o melhor a ser feito em cada caso.

Indivíduos com risco de estarem infectados deveriam testar os seguintes marcadores:

- HBsAg - É o chamado antígeno de superfície do vírus, um marcador que indica infecção atual.

- Anti HBs - Indica se existem anticorpos contra a hepatite B, os quais podem ser por causa da vacina ou de uma infecção anterior curada espontaneamente.

- Anti HBc total - Chamado anticorpo "core" da hepatite B indicando uma infecção prévia.

- Anti HBc IGM - Anticorpo que indica uma infecção que aconteceu recentemente.

Para um diagnostico correto o médico estará interpretando a combinação de resultados, nunca se guiando por um deles de forma isolada.

SITUAÇÃO 1 - Anti HBs com resultado negativo e os outros três (HBsAg; Anti HBc total; Anti HBc IGM) todos com resultados positivos indica uma infecção que pode ter acontecido há menos de seis meses (infecção aguda).

SITUAÇÃO 2 - Anti HBs e Anti HBc IGM com resultado negativo e os outros dois (HBsAg e Anti HBc total) com resultados positivos indica uma infecção crônica da hepatite B, isto é que a infecção aconteceu há mais de seis meses e necessita de acompanhamento com um médico especializado devido ao risco de desenvolver cirrose ou câncer de fígado.

SITUAÇÃO 3 - Anti HBs com resultado positivo ou negativo, o HBsAg com resultado negativo e o Anti HBc com resultado positivo indica que a pessoa resolveu (curou) a hepatite B estando imune a uma reinfecção. Mas o médico (especializado) deverá solicitar exames complementares porque pode ser um caso de hepatite B oculta ou ter risco de reativação em caso de imunossupressão que pode até ser causada pelo uso de medicamentos (ex: rituximab).

SITUAÇÃO 4 - Anti HBs com resultado positivo e o HBsAg e o Anti HBc com resultados negativos indica que a pessoa tomou a vacina. O Anti-HBs deve ser realizado na modalidade "titulado" e se o resultado é superior a 10 indica a presença de anticorpos que protegem contra uma infecção pela hepatite B. Indivíduos curados espontaneamente também apresentam este resultado.

SITUAÇÃO 5 - Anti HBs; HBsAg e Anti HBc, todos com resultados negativos indica que a pessoa não tem hepatite B, mas que também não apresenta imunidade, devendo imediatamente ser vacinado com as três doses da vacina para prevenir a hepatite B.

Resumindo, a interpretação dos resultados pode ser realizada por médicos não especialistas, mas se a pessoa se enquadra nas primeiras quatro situações dos resultados acima o paciente deve ser encaminhado a um médico especialista para a realização de exames complementares e definir se deve iniciar, ou não, o tratamento da hepatite B.

Somente na situação 5 é que o médico deve encaminhar o paciente para vacinação.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO