017_hbv_port

Durante quanto tempo a vacina da hepatite B protege uma pessoa?

01/03/2015

A imunidade proporcionada pela vacina da hepatite B frequentemente diminui com o passar do tempo, ainda assim os consensos não recomendam uma nova aplicação para adultos que estão expostos a riscos, como é o caso dos trabalhadores da saúde.

Uma pesquisa realizada em 159 profissionais da saúde que foram vacinados já em idade adulta foi realizada para avaliar o nível de proteção pelo anti-HBs com o passar do tempo. O grupo foi dividido em três partes iguais entre os que tinham sido vacinados entre 10 e 15 anos antes, os que foram vacinados entre 16 e 20 anos antes e os que foram vacinados há mais de 20 anos.

O nível de proteção encontrado foi praticamente o mesmo nos três grupos, de 82%, 74% e 76% respectivamente.

34 dos 159 profissionais de saúde que foram considerados com baixa proteção, receberam doses de reforço da vacina, três semanas mais tarde 32 deles já se encontravam com níveis de anti-HBs dentro do intervalo de proteção.

Concluem os autores que os resultados são encorajadores, tanto pela durabilidade da proteção que outorga a vacina como na resposta induzida naqueles que receberam um reforço. O resultado indica que o consenso atual que recomenda não ser necessário em profissionais de saúde vacinados se realizar doses de reforço em todos eles esta correto.

Aplicação de doses de reforço são recomendadas em pacientes que se encontram realizando dialises ou que estão imunossuprimidos ou apresentam níveis de anti-HBs menos favoráveis.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
How Long Does Hepatitis B Vaccination Last? - Abigail Zuger, MD Reviewing Gara N et al., Clin Infect Dis 2015 Feb 15; 60:505


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO