024_hbv_port

Resultados finais do estudo PEGON no tratamento da hepatite B - AASLD 2015

06/01/2016

No tratamento da hepatite B os medicamentos orais são potentes inibidores da replicação viral, não entanto o tratamento na maioria dos casos deve ser permanente já que a resposta sustentada em poucos casos é conseguida com a interrupção do medicamento.

Um estudo multicêntrico randomizado realizado na Europa e China apresentado no AASLD 2015 com o nome de "PEGON Study" realizado em pacientes HBeAg positivos utilizando interferon peguilado mostra que o tratamento pode ser realizado em 48 semanas com resultados de resposta sustentada superiores ao tratamento em monoterapia com entecavir ou tenofovir.

Participaram do estudo 77 pacientes todos pré-tratados há mais de dois anos com entecavir ou tenofovir, os quais foram separados em dois grupos. 39 passaram a incorporar o interferon peguilado ao tratamento e 38 continuaram com o tratamento em monoterapia com entecavir ou tenofovir.

A seroconversão do HBeAg na semana 72 foi obtido por 18% dos pacientes que foram tratados com interferon peguilado e por 5% dos pacientes em monoterapia. Na semana 96 a seroconversão do HBeAg alcançava 21% dos tratados com interferon peguilado e entre os tratados em monoterapia a seroconversão do HBeAg alcançava 9% dos pacientes.

Concluem os autores do estudo que adicionar 48 semanas de interferon peguilado em pacientes infectados com hepatite B em tratamento com entecavir e tenofovir aumenta a taxa de seroconversão do HBeAg, especialmente em pacientes que nunca antes receberam interferon peguilado. Após 24 semanas da seroconversão do HBeAg a resposta sustentada foi mantida na maioria dos infectados que interromperam nesse momento.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Final Results of Peginterferon Alfa-2b Add-on during Long-term Nucleos(t)ide Analogue Therapy in HBeAg-positive Patients - a Multicenter Randomized Controlled Trial (PEGON Study) - Heng Chi, Qing Xie, Ning-Ping Zhang, Xun Qi, Chen Liang, Simin Guo, Qing Guo, Pauline Arends, Jiyao Wang, Elke Verhey, Robert J. de Knegt, Bettina E. Hansen, Harry L. Janssen - AASLD 2015 - Abstract 2002


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO