031_hbv_port

Hepatite B - No caminho da cura

21/08/2016

Diversas indústrias farmacêuticas estão numa corrida para encontrar medicamentos que curem a hepatite B, tentando repetir o sucesso da empresa Gilead ao descobrir o sofosbuvir para tratamento da hepatite C.

É evidente que existem semelhanças entre a hepatite B e C. A hepatite B tem vacina, pacientes com infecção aguda, muitas vezes recuperam espontaneamente, mas a infecção crônica pode causar cirrose hepática e a hepatite B é realmente mais difícil de tratar do que hepatite C, seno que a hepatite C não tem vacina, mas tem cura de mais de 90% dos infectados.

Roche, Gilead, Johnson & Johnson são as grandes empresas que estão na corrida para serem os primeiros a chegar ao mercado com novos medicamentos, mas podem ser surpreendidas por empresas relativamente pequenas como Altimmune, Transgene e Aicuris que apesar de ainda estarem na faze 1 das pesquisas estão testando medicamentos que podem ser promissores.

Atualmente o tratamento da hepatite B é realizado com interferon peguilado ou com dois antigos medicamentos, o entecavir e o tenofovir, este último foi melhorado na sua formulação e está sendo introduzido nos consensos de tratamento com o nome de TAF (Tenofovir Alafenamide).

Existem em fases promissoras de estudos as drogas GS-4774, HBV/ABI-H0731, ARC-520 ARN, NVR 3-778, INO-1800, HepTcell, RO6864018, RO7020322, RG7834, AIC649, CMX157, BESIFOVIR, TKM-HBV, ABX-203, GS-9620, CYT-107, TG-1050, entre outros em fases iniciais.

Existe, sim, esperança que a partir de 2020 a cura de hepatite B possa ser uma realidade, tal qual aconteceu com a cura da hepatite C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO