012_hiv_port

Resultados do tratamento da hepatite C em co-infectados - AASLD 2015

11/01/2016

A hepatite C é a principal causa de morte entre os pacientes co-infectados HIV / HCV. Tratamentos com alguns dos medicamentos orais livres de interferon podem ser utilizados com segurança e co-administrados com os antirretrovirais nesta população.

No ensaio clínico ALLY-2 a utilização da combinação de sofosbuvir com daclatasvir foi bem tolerada alcançando taxas de cura da hepatite C de 97% nos co-infectados HIV / HCV que se encontravam recebendo diversos esquemas antirretrovirais para o HIV.

Num estudo apresentado no AASLD 2015 realizado na vida real, na modalidade de tratamento compassivo, utilizando sofosbuvir e daclatasvir, com ou sem ribavirina, foram apresentados resultados preliminares.

Todos os pacientes co-infectados tratados apresentavam alto risco de descompensação hepática ou a provável morte por problemas do fígado no prazo de 12 meses se não tratados. Por não existirem opções de tratamento os pacientes foram incluídos em um programa de tratamento compassivo para receber a combinação de sofosbuvir e daclatasvir.

A duração do tratamento foi de 24 semanas. Foi autorizado o ajuste da dosagem do daclatasvir para 30 mg em pacientes tomando ritonavir para evitar a potencialização do medicamento.

Os resultados dos primeiros 55 pacientes que completaram o tratamento e estavam infectados com os genotipos 1 e 3, sendo 93 deles já com cirrose, metade com Child-Pugh classe B / C e sete com MELD acima de 15.

Dos 15 pacientes que na data do AASLD tinham completado o tratamento há mais de 12 semanas, todos eles permaneciam indetectáveis, isto é tinham curado a hepatite C.

Concluem os pesquisadores que nessa analise preliminar dos pacientes em um ambiente de vida real, a combinação de sofosbuvir com daclatasvir demonstra excelente taxa de resposta terapêutica, é bem tolerada pelos co-infectados HIV / HCV, inclusive pelos pacientes cirróticos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Daclatasvir plus sofosbuvir with or without ribavirin for the treatment of chronic HCV in patients coinfected with HIV: Interim results of a multicenter compassionate use Program - Jürgen K. Rockstroh, Tania M. Welzel, Patrick Ingiliz, Joerg Petersen, Marc van der Valk, Kerstin Herzer, Peter Ferenci, Michael Gschwantler, Markus Cornberg, Thomas Berg, Ulrich Spengler, Ola Weiland, Hartwig Klinker, Markus Peck-Radosavljevic, Yue Zhao, Maria Jesus Jimenez Exposito, Stefan Zeuzem - AASLD 2015 - Abstract 1058


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO