021_hiv_port

Em pacientes co-infectados HIV/HCV com cirrose a cura da hepatite C com os novos medicamentos reduz o risco de câncer no fígado - "The Liver Meeting® 2017"

28/10/2017

O estudo foi realizado nos participantes do ensaio clínico HEPAVIR (ClinicalTrials.gov ID: NCT02693847) naqueles com diagnostico de cirrose, com rigidez do fígado igual ou acima de 14 kPa. Um total de 366 (74%) pacientes receberam tratamento sendo 106 (21,4%) com interferon e 260 (52,6%) com os medicamentos orais livres de interferon.

v Na média de 13 meses após o tratamento os pacientes foram avaliados encontrando que naqueles tratados com os medicamentos orais que obtiveram a cura o aparecimento de câncer no fígado aconteceu em 0,35% enquanto que em não respondedores ao tratamento, o câncer de fígado aconteceu em 1,79% dos pacientes.

O estudo também comparou se o aumento do câncer de fígado acontecia com maior prevalência em pacientes tratados com os medicamentos orais livres de interferon comparado a pacientes tratados utilizando interferon, não encontrando diferenças significativas entre os dois tratamentos nos pacientes que obtiveram a cura.

Concluem os autores que aqueles co-infectados HIV/HCV que curam a hepatite C com os medicamentos orais livres de interferon reduzem o risco de desenvolver câncer de fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
SVR after all-oral DAA regimens reduces the risk of hepatocellular carcinoma in HIV/HCV coinfected patients with cirrhosis - Nicolás Merchante, Antonio Rivero-Juárez, Francisco Tellez, Dolores Merino, Maria Jose Rios, GuillermoOjeda-Burgos, Mohamed Omar, Pilar Rincón, Antonio Rivero, Montserrat Pérez-Pérez, Miguel Raffo, Inmaculada López-Montesinos, Manuel Márquez Solero, Maria Amparo Gómez-Vidal, Juan Macías, Juan Antonio Pineda Vergara - "The Liver Meeting® 2017" - Abstract 1086


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO