007_medicamentos_port

Porque alguns pacientes em tratamento da hepatite C tomam acido fólico?

26/01/2010

No tratamento da hepatite C a ribavirina causa anemia. Tratasse de uma anemia hemolítica, muito diferente da tradicional e conhecida anemia por falta de ferro. A utilização de suplementos de ferro de nada serve para combater a anemia causada pela ribavirina, pelo contrario, pode ser contraproducente. Mas muitos médicos recomendam a seus pacientes a utilização do acido fólico, o qual em alguns casos parece conseguir com que a anemia demore mais em aparecer e, também, em reduzir o grau de anemia e atuar melhorando distúrbios estomacais produzidos pela ribavirina.

O acido fólico, também conhecido por vitamina B9, foi descoberto na década de 40 na folha do espinafre, mas somente nos anos 70 foi comprovada a sua capacidade de melhorar numerosos processos metabólicos e psíquicos. Até então, seu efeito mais conhecido era, junto com a vitamina B12, na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue. É por isso que sua falta está relacionada à anemia.

As principais fontes naturais de acido fólico são encontradas no espinafre, nos vegetais de folhas verdes, no fígado de boi e frango, na levadura de cerveja, na cenoura e na gema de ovo. É encontrado em cápsulas, mas deve ser ingerido com moderação, respeitando a dosagem diária indicada pelo médico, pois em excesso interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas.

O transtorno mais freqüente da carência de acido fólico no organismo e a anemia macrocítica o megaloblástica que produz alterações psiquiátricas, perda de memória e até demência. Quando acontece pela ação de medicamentos aparecem alterações digestivas, na pele e no sangue.

A dosagem de acido fólico recomendada para pessoas adultas e de 200 mcg ao dia, mas em mulheres grávidas ou em pessoas em tratamento de doenças que provocam anemia a dosagem e de 400 mcg ao dia.

O acido fólico (vitamina B9) por se tratar de uma vitamina e de venda livre, mas não por isso deve ser ingerido sem comentar seu uso com o médico que está tratando a hepatite C. Lembre de sempre comunicar todo e qualquer suplemento vitamínico, mineral, nutricional, chás, etc. que você esteja fazendo uso.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO