010_medicamentos_port

Cuidados com a Ribavirina!

12/06/2012

A Ribavirina é de importância fundamental no tratamento da hepatite C em todos seus genótipos, mas seus efeitos colaterais são até piores que os do interferon.

Erupções cutâneas, tosse seca, anemia e problemas congênitos na formação do feto caso aconteça uma gravidez são seus principais efeitos colaterais e adversos que podem acontecer.

A anemia provocada pela Ribavirina é diferente da anemia normal por falta de ferro. A anemia da Ribavirina é uma anemia hemolítica, isto é, causada pela perda do oxigênio transportado pelas células vermelhas do sangue.

A anemia causa cansaço, debilidade e mal estar físico. Problemas de concentração também podem ser provocados pela anemia sendo notados em atividades rotineiras, como realizar as compras, esquecer-se de tomar medicamentos, pagar as contas no vencimento, esquecer a comida no fogo e outras atividades corriqueiras.

Mas como a anemia causada pela Ribavirina diminui a concentração de oxigênio no sangue pode causar problemas em indivíduos que apresentam problemas no coração. É muito importante que você informe ao médico que vai cuidar do tratamento da hepatite qualquer problema no coração que você possa ter. Também, fale com seu cardiologista que vai fazer uso da Ribavirina.

Outro problema muito grave é uma mulher em tratamento da hepatite C utilizando Ribavirina ficar gravida ou, o homem que estiver em tratamento engravidar uma mulher. A Ribavirina pode provocar defeitos congênitos provocando deformações no feto.

Mulheres devem realizar o teste da gravides antes de iniciar o tratamento. As companheiras dos homens que estão por iniciar o tratamento também. Durante o tratamento e até seis meses após a última dose de Ribavirina a gravidez deve ser evitada totalmente. Devem ser utilizados de preferência 2 métodos diferentes para evitar a gravidez, como por exemplo, camisinha e pílula anticoncepcional, para o caso de um deles falhar.

Após seis meses do final do tratamento de um dos parceiros não existem mais riscos para ficar gravida.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO