017_medicamentos_port

O que vem de novo no tratamento da hepatite C?

29/06/2015

Nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos Merck (MSD) solicitou ao Food and Drug Administration (FDA) a aprovação de seu promissor medicamento que combina grazoprevir/elbasvir para tratamento dos genótipos 1, 4 e 6 da hepatite C.

Também nos Estados Unidos Bristol-Myers Squibb informa que o FDA concedeu prioridade para o tratamento com daclatasvir mais sofosbuvir para infectados com cirrose e transplante de fígado nos infectados com hepatite C. Anteriormente o FDA já concedeu prioridade para tratamento do genótipo 1 em pacientes com doença renal terminal em hemodiálise e para pacientes infectados com o genótipo 4.

No Brasil

O Protocolo de Tratamento da hepatite C em consulta pública que permanece aberta até o dia 1º de julho deverá ser aprovado na reunião da CONITEC do dia 2 de julho. Até o momento está tudo tranquilo e não acredito que aconteça qualquer impedimento que venha atrasar a aprovação, pois isso estará prejudicando milhares de infectados, até levando alguns à morte.

Até o final do ano, assim que a CONITEC autorizar a incorporação no SUS do "VIEKIRA PAK®" uma revisão do Protocolo será possível, passando a existir mais uma excelente opção de tratamento para o genótipo 1.

Em relação ao registro de novos medicamentos na ANVISA, para posterior incorporação ao SUS, até final do ano deveremos ter o "Harvoni®" da Gilead e a combinação do grazoprevir/elbasvir da Merck (MSD). Tudo leva a crer que em 2016 esses dois medicamentos poderão entrar no Protocolo de tratamento no SUS.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO