018_medicamentos_port

A eficácia e segurança de Daclatasvir no tratamento da hepatite C

03/08/2015

Uma analise do que já foi publicado e apresentado nos últimos congressos para determinar a segurança e eficácia do daclatasvir nos diferentes esquemas de tratamento da hepatite C acaba de ser publicada na revista científica Alimentary Pharmacology & Therapeutics.

- A combinação oral sem interferon de daclatasvir / asunaprevir consegue altas taxas de cura no genótipo 1-b, mas menos eficácia no tratamento do genótipo 1-a.

- A combinação oral sem interferon de daclatasvir / sofosbuvir obteve taxa de cura superior aos 90% dos pacientes infectados com o genótipo 1, seja entre os que receberam tratamento pela primeira vez como entre os não respondedores a um tratamento anterior com interferon.

- A combinação oral sem interferon de daclatasvir / asunaprevir/ beclabuvir obteve taxa de cura superior aos 90% dos pacientes infectados com o genótipo 1, seja entre os que receberam tratamento pela primeira vez como entre os não respondedores.

- No genótipo 3 a o tratamento combinando daclatasvir / sofosbuvir também obteve a cura de 90% dos pacientes, assim também foi o resultado obtido com esta combinação nos co-infectados com HIV, pacientes com cirrose e pacientes transplantados.

- O tratamento do genótipo 4 com a combinação de daclatasvir / asunaprevir/ beclabuvir consegue a cura de praticamente 100% dos infectados.

Daclatasvir é geralmente seguro e bem tolerado, com uma baixa barreira para resistência e baixo potencial de interação medicamentosa.

Concluem os pesquisadores que o daclatasvir mostra resultados promissores e apresenta uma excelente opção de tratamento para vários genótipos da hepatite C.

MEU COMENTÁRIO

Provavelmente a combinação de daclatasvir / asunaprevir/ beclabuvir seja apresentada algum dia em um só comprimido, se transformando em mais um medicamento a ser utilizado em tratamento de um só comprimido ao dia.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Review article: the efficacy and safety of daclatasvir in the treatment of chronic hepatitis C virus infection - C. Bunchorntavakul & K. R. Reddy - Alimentary Pharmacology & Therapeutics - Aug 2015 Aug;42(3):258-72. doi: 10.1111/apt.13264.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO