021_medicamentos_port

Distribuídos mais 8.324 tratamentos aos estados

29/02/2016

O Ministério da Saúde já está despachando aos estados a segunda entrega, com 8.324 tratamentos da hepatite C com sofosbuvir, simeprevir e daclatasvir.

Primeiramente os tratamentos devem ser aprovados pelos estados e depois toda a documentação é analisada em Brasília, uma de cada vez. Quando a documentação está incompleta a solicitação volta para o estado. Na primeira distribuição entre 10% e 20% das solicitações estavam incompletas e foram devolvidas aos estados. Parece muito burocrático, mas devido ao preço é necessário tal cuidado.

A distribuição aos pacientes depende agora da maior ou menor organização e celeridade das secretarias estaduais, mas acredito que com a experiência da primeira entrega no final do ano passado a distribuição agora vai correr muito melhor. Na segunda quinzena de março muitos já estarão recebendo os medicamentos.

Também, pela primeira vez foram autorizados, quando devidamente documentado na solicitação, tratamentos de 24 semanas para casos específicos.

Os pacientes deverão procurar os locais onde foi protocolada a solicitação para saber quando realmente estarão sendo contemplados, sem esquecer que muitas vezes quem atende não possui nenhuma informação e poderá inventar qualquer resposta.

O contrato de compra para atender os primeiros 12 meses prevê 32.000 tratamentos em três entregas. A primeira foi em novembro, agora é distribuída a segunda e, a terceira está prevista para junho ou julho, completando os mais de 30.000 tratamentos comprados pelo ministério da saúde.

A negociação de uma nova compra deverá acontecer na metade do ano a qual esperamos seja de uns 45.000 tratamentos para ter a primeira entrega no último trimestre deste ano. Concretizada essa compra praticamente todos os com fibrose F3 e F4 deverão ter recebido o tratamento e muito possivelmente passe a se contemplar os com fibrose F2 já em 2017.

Em 2015 também foram distribuídas 230.295 ampolas de interferon peguilado, quantidade que aproximadamente atendeu 5.760 tratamentos.

Veja no artigo "Distribuição de tratamentos em novembro de 2015" que se encontra em http://hepato.com/p_medicamentos/022_medicamentos_port.php para saber quantos tratamentos recebeu cada estado.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO