024_medicamentos_port

FDA adverte contra falsos medicamentos para tratamento da hepatite C

06/06/2016

O órgão regulador de medicamentos da Filipina "Food and Drug Administration (FDA)" alertou contra medicamentos falsos para tratamento da hepatite C que circulam no Sudeste Asiático.

O FDA disse que as marcas de medicamentos falsificados incluem entre outros:

Sofosbuvir + ledipasvir (Ledso) 400 mg / 90 mg cápsula

Daclatasvir (Dakavir) 60 mg de cápsula


Informam que, com base em um comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS), os medicamentos falsificados têm circulado em torno do Sul Este da Ásia e outros países.

Os produtos falsificados representam perigo potencial para o público consumidor.

De acordo com um alerta emitido pela primeira vez pela OMS, o qur FDA disse que os medicamentos falsificados foram rotulados como fabricados pela Pharco Corporation com sede em Alexandria, Egito. ( http://www.fda.gov.ph/attachments/article/334480/FDA%20Advisory%20No.%202016-044.pdf )

Pharco divulgou um comunicado negando a empresa produz esses produtos.

MEU COMENTÁRIO

A Pharco e as outras licenciadas para fabricar os genéricos pela Gilead, por contrato, não podem vender para países que não constam da relação de 101 países pobres, nem sequer para envios pelo correio.

A oferta de genéricos pelo correio é feita por farmácias ou empresas, não pelos fabricantes licenciados, portanto, é impossível se conhecer a origem e qualidade desses medicamentos oferecidos na internet. Já foram detectados muitos casos de falsificação em diversos países, os casos mais conhecidos aconteceram em Israel, na Suíça, agora nas Filipinas e países asiáticos e até aqui no Brasil. Todo cuidado é pouco!

Não faltam alertas sobre genéricos falsificados:

http://hepato.com/a_noticias/119_a_noticias_port.php

http://hepato.com/a_noticias/140_a_noticias_port.php

http://hepato.com/a_noticias/118_a_noticias_port.php

http://www.nytimes.com/2014/02/15/world/asia/medicines-made-in-india-set-off-safety-worries.html?_r=2

https://www.swissmedic.ch/aktuell/00673/03287/index.html?lang=en

http://www.fda.gov.ph/attachments/article/334480/FDA%20Advisory%20No.%202016-044.pdf

Postagens oferecendo ou divulgando genéricos colocadas no nosso Facebook ( www.facebook.com/hepatocom ) são imediatamente apagadas.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO