031_medicamentos_port

Segurança e eficácia do Elbasvir / Grazoprevir (Zepatier®) em infectados com cirrose

14/04/2017

Uma análise de 402 pacientes com hepatite C (genótipos 1, 4 ou 6) todos com cirrose compensada (Child-Pugh A), tratados em seis ensaios clínicos com o medicamento Zepatier® (Elbasvir / Grazoprevir) acaba de ser publicada na revista científica "Gastroenterology".

Todos receberam um comprimido ao dia de Zepatier® (Elbasvir / Grazoprevir), com ou sem ribavirina, durante 12, 16 ou 18 semanas.

Entre os infectados que nunca tinham recebido qualquer tratamento anterior, no tratamento durante 12 semanas com Elbasvir / Grazoprevir a cura foi de 97,8% dos pacientes. A adição de ribavirina não aumentou a possibilidade de cura.

Entre os infectados não respondedores a um tratamento anterior, no tratamento durante 12 semanas com Elbasvir / Grazoprevir a cura foi de 88,9% dos pacientes. A adição de ribavirina não aumentou a possibilidade de cura.

Os infectados tratados com Elbasvir / Grazoprevir mais ribavirina durante 16 ou 18 semanas, obtiveram 100% de cura. Nos tratados durante 16 ou 18 semanas sem ribavirina a cura foi de 93,9%

Pacientes infectados com o genótipo 1-b ou com o genótipo 4 apresentaram maiores possibilidades de cura que os infectados com o genótipo 1-a, particularmente naqueles que eram não respondedores a um tratamento anterior com interferon.

Concluem os autores que encontraram taxas de cura entre 89% e 100% em infectados com hepatite C, genótipos 1, 4 ou 6, todos com cirrose compensada, quando tratados com Zepatier® (Elbasvir / Grazoprevir), com ou sem ribavirina.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Safety and Efficacy of Elbasvir/Grazoprevir in Patients With Hepatitis C Virus Infection and Compensated Cirrhosis: An Integrated Analysis - Ira M. Jacobson, Eric Lawitz, Paul Y. Kwo, Christophe Hézode, Cheng-Yuan Peng, Anita Y.M. Howe, Peggy Hwang, Janice Wahl, Michael Robertson, Eliav Barr, Barbara A. Haber - Gastroenterology - j.gastro.2017.01.050


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO