002_mulheres_port

Impacto da menopausa na progressão da fibrose

03/05/2010

Uma apresentação realizada no EASL 2010 por investigadores franceses estudou a progressão da fibrose causada pela hepatite C em pacientes adultos, comparando homens com mulheres na época da menopausa.

Um total de 692 pacientes infectados com hepatite C foram selecionados e realizadas biopsias do fígado, sendo que no grupo existiam 290 mulheres.

Classificados pela escala Metavir os pacientes com fibrose leve (F0 e F1) foram comparados com os pacientes com fibrose moderada ou elevada (F2, F3 e F4) procurando encontrar os fatores de progressão.

As 290 mulheres possuíam idade media de 50 anos (entre 39 e 61 anos de idade), metade delas se encontrava na menopausa, o índice de massa corporal médio era 25, a transaminase ALT media se encontrava acima do normal em 86% delas e a GGT também elevada em 55% delas. A biopsia desse grupo indicava que 45% se encontravam com fibrose leve (F0 e F1), 27% apresentavam mínima atividade necroinflamatoria e, 27% apresentavam esteatoses.

Ao se comparar os resultados pela idade de las pacientes mulheres com o grupo formado por homens foi constatado que a fibrose nos pacientes com menos de 50 anos era superior no grupo formado pelo sexo masculino, mas que o grau de fibrose era similar quando eram comparados pacientes de ambos os sexos com mais de 50 anos de idade.

Concluem os pesquisadores que em pacientes do sexo feminino infectados com hepatite C a menopausa se associa com um quadro de maior velocidade de progressão da fibrose, indicando que existe um papel hormonal fundamental para tal efeito.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
EASL 2010 - Abstract: 1083 - Journal of Hepatology, Supplement No 1, Volume 52, 2010, Page S419 - FACTORS ASSOCIATED WITH FIBROSIS IN CHRONIC HEPATITIS C FEMALE PATIENTS: IMPACT OF MENOPAUSE - C. Stern, A.-C. Cardoso, R.J. Carvalho-Filho, N. Boyer, R. Moucari, P. Bedossa, P. Marcellin - Service d'Hépatologie, Hôpital Beaujon, Clichy, France


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO