007_obesidade_port

A obesidade eleva o risco para câncer de fígado

10/08/2015

Indivíduos obesos com idade entre 20 e 40 anos apresentam risco maior de desenvolver câncer no fígado.


A pesquisa comparou 622 pacientes com diagnostico recente de câncer no fígado (carcinoma hepatocelular) atendidos no ambulatório de oncologia de um hospital de Oregon, Estados Unidos, com 660 pacientes de um grupo controle composto por indivíduos saudáveis (sem câncer), não relacionados geneticamente ou familiarmente com os que desenvolveram câncer no fígado.

Todos os participantes foram catalogados por idade, sexo, peso, altura e tamanho do corpo. A obesidade foi definida como um índice igual ou superior a um índice de massa corporal (IMC) de 30 kg/m2.

O resultado mostra que a obesidade quando em indivíduos com idade entre 20 e 40 anos foi um fator de risco significativo para o risco de desenvolver câncer no fígado em geral, independente de outros fatores que possam estar associados.

Cada aumento de 1 unidade no IMC foi associado com uma redução de 3,9 meses na idade em que o diagnostico do câncer foi encontrado.

A analise demonstrou um efeito sinérgico da obesidade com as hepatites causadas por vírus, como são as hepatites B e C, para aumentar o risco de câncer, mas não foi encontrada relação que o diabetes ou o consumo de álcool no referente ao aumento de tal risco.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Obesity Independently Elevates Risk for Hepatocellular Carcinoma - Atif Zaman, MD, MPH reviewing Hassan MM et al. - Gastroenterology 2015 Jul.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO