006_outras_port

Hepatite Fulminante

03/02/2014

A hepatite fulminante (insuficiência hepática aguda) é rara de acontecer, mas importante por ser potencialmente mortal. Atinge em geral pessoas sadias adultas ou em muitos casos infectados com hepatite B e C sem anticorpos da hepatite A caso venham se infectar com hepatite A.

A insuficiência hepática aguda é um dano hepático grave e quando acontece caso não seja revertida necessita de um transplante de fígado imediato. O diagnostico é dado pelo inicio da aparição dos sintomas e o desenvolvimento da encefalopatia, o que ocorre geralmente em oito semanas. O tempo em aparecer a encefalopatia fornece informações sobre as prováveis complicações e o prognostico da evolução.

Nos casos mais rápidos a encefalopatia aparece em até 1 semana, geralmente esses casos são causados por altíssimas dosagens de paracetamol ou pela infecção de um vírus, em geral a hepatite A. Os casos mais lentos em geral são causados por medicamentos ou de causas indeterminadas apresentando coagulação e encefalopatia menos pronunciada, mas a evolução é pior que naqueles em que apresentam um inicio mais rápido dos sintomas.

As hepatites A e E são as responsáveis pela maioria dos casos de hepatite fulminante, com taxas de morte superiores aos 50% em países subdesenvolvidos. A hepatite B também pode causar hepatite fulminante caso infectados negativados apresentem uma reativação do vírus.

A vacinação para prevenir as hepatites A e B é altamente recomendada. Pessoas com doenças que afetam o fígado, assim como indivíduos com doenças crônicas ou que devem realizar tratamentos quimioterápicos ou que afetam a imunidade devem ser vacinados para prevenção das hepatites A e B caso não apresentam anticorpos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Acute Liver Failure - William Bernal, M.D., and Julia Wendon, M.B., Ch.B. - N Engl J Med 2013; 369:2525-2534


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO