002_pesq_port

Comentando alguns resultados de tratamentos do genótipo 1 da hepatite C sem interferon

02/09/2013

Resultados provisórios do estudo COSMOS que utilizaram dois medicamentos orais, simeprevir e sofosbuvir, combinados, ou não, com ribavirina foi realizado em 41 infectados com o genótipo 1 da hepatite C com fibrose mínima ou moderada (F0, F1 e F2) que eram nulos de resposta a um tratamento anterior com interferon peguilado e em 41 infectados com fibrose avançada ou cirrose (F3 e F4), inclusive alguns nulos de resposta a um tratamento anterior com interferon peguilado e outros nunca antes tratados com qualquer antiviral.

Os pacientes receberam 150 mg simeprevir e 400 mg sofosbuvir uma vez por dia, durante 12 semanas de tratamento, com ou sem ribavirina.

Resultados na semana 4 após o final do tratamento:

No grupo de pacientes com fibrose F0, F1 e F2 nulos de resposta a um tratamento anterior, dos 27 que receberam simeprevir , sofosbuvir e ribavirina, 26 (96%) estavam indetectáveis quatro semanas após o tratamento e assim continuavam na semana oito após o tratamento. Dos 14 que receberam simeprevir e sofosbuvir sem uso da ribavirina, 13 (93%) estavam indetectáveis quatro semanas após o tratamento.

No grupo de pacientes com fibrose F3 e F4 nunca antes tratados ou nulos de resposta a um tratamento anterior, dos 27 que receberam simeprevir, sofosbuvir e ribavirina, 26 (96%) estavam indetectáveis quatro semanas após o tratamento. Dos 14 que receberam simeprevir e sofosbuvir sem uso da ribavirina, todos (100%) estavam indetectáveis quatro semanas após o tratamento.

MEUS COMENTÁRIOS:

É importante destacar que ambos os estudos incluíram um pequeno numero de pacientes, portanto, os resultados não podem ser considerados como definitivos, que deverão ser confirmados em estudos que incluam um maior número de pacientes.

Mas é alentador ver que a combinação de simeprevir e sofosbuvir em somente 12 semanas de tratamento do genótipo 1 com qualquer grau de fibrose, sem interferon, parece ser fantástica. Vamos aguardar com esperança novos resultados que deverão ser apresentados no inicio de novembro.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
- Os dados dos resultados do estudo COSMOS com simeprevir e sofosbuvir são de um Press Release da empresa Medivir - http://news.cision.com/medivir/r/medivir-announces-interim-results-from-cohort-2-of-the-cosmos-study-evaluating-simeprevir-and-sofosb,c9457343
- Sofosbuvir and Ribavirin for Hepatitis C Genotype 1 in Patients With Unfavorable Treatment Characteristics - A Randomized Clinical Trial - A. Osinusi and others - Journal of the American Medical Association - JAMA - 2013;310(8):804-811. doi:10.1001/jama.2013.109309.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO