021_pesq_port

AbbVie divulga os dados finais da fase 3 do estudo SAPPHIRE II - 96% de cura!

16/12/2013

No estudo SAPPHIRE II, 394 pacientes não respondedores a um tratamento anterior com interferon peguilado e ribavirina, sem cirrose, receberam retratamento oral com duração de 12 semanas combinando quatro medicamentos (ABT-450/r + ABT-267 + ABT-333 + ribavirina).

A maioria dos pacientes estavam infectados com o genótipo 1-a da hepatite C, considerado o mais difícil de responder e 49% dos pacientes eram considerados nulos de resposta ao tratamento anterior realizado com interferon peguilado e ribavirina.

A cura (resposta sustentada 12 semanas após o final do tratamento) foi obtida por 96% dos infectados com o genótipo 1-a e por 97% dos infectados com o genótipo 1-b.

Poucos efeitos colaterais foram observados, como simples dor de cabeça, fadiga e náuseas e a taxa de interrupção do tratamento foi de somente 1%.

SAPPHIRE II é o segundo de seis ensaios clínicos que a AbbVie está realizando, incluindo 2.300 pacientes em diversos países. O FDA outorgou regime de pesquisa rápida. É estimado que o tratamento esteja disponível no mercado já em 2015.

Meu Comentário

Bom, o resultado dispensa qualquer comentário, a não ser rezar para que os novos medicamentos cheguem quanto antes e com isso poder salvar milhares de vidas.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Release divulgado por AbbVie Inc.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO