024_pesq_port

Quantos estudos estão registrados em http://ClinicalTrials.gov para doenças do fígado, como hepatite, cirrose, câncer, etc. ?

01/06/2015

"Clinical Trials" é o site do FDA dos Estados Unidos onde são registrados os ensaios clínicos que são realizados praticamente no mundo tudo, sendo a fonte de dados mais completa e segura para conhecer o que está acontecendo nas pesquisas.

Realizamos um levantamento das pesquisas relacionadas a doenças do fígado, incluindo hepatites, cirrose e câncer de fígado encontrando que o total histórico de estudos registrados é de 1.866, mas considerando que muitos já foram finalizados observamos que atualmente no mundo estão em realização 256 estudos. Na América Latina somente 5 estudos estão sendo realizados (registrados) atualmente, sendo 3 no Brasil, 1 na Argentina e 1 no Chile.

Na Argentina se encontra em fase de recrutamento um estudo para tratamento da hepatite C em infectados com insuficiência renal, utilizando o sofosbuvir combinado a ribavirina. Patrocinado pela Gilead.

No Chile se encontra em fase de recrutamento um estudo piloto para tratamento da hepatite C utilizando uma droga experimental denominada ezetimiba. Patrocinado pela Pontifícia Universidade Católica de Chile.

No Brasil neste momento existem três estudos registrados para tratamento da hepatite C:

1 - Em fase de recrutamento de pacientes nunca antes tratados e pacientes não respondedores a um tratamento anterior, para realizarem tratamento utilizando Ombitasvir/Paritaprevir/Ritonavir/Ribavirina. Patrocinado pela Abbvie.

2 - Em fase de recrutamento de pacientes para estudo comparativo de um novo interferon peguilado chamado de "BIP 48" (Peginterferon alfa 2b 48kDA) para comparar a eficácia e segurança com um grupo de pacientes que será tratado com Pegasys® (Peginterferon 2a 40kDa). Patrocinado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Colaboração do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

3 - Em fase de avaliação dos resultados de estudo do tratamento com Telaprevir/Interferon peguilado/Ribavirina. Patrocinado pela Janssen-Cilag.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
http://ClinicalTrials.gov


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO