011_prevencao_port

FEBRE AMARELA - INFORMATIVO À POPULAÇÃO

Divulgue - Compartilhe - Utilidade Pública!

27/01/2017

A todos preocupam as notícias sobre o aparecimento da Febre Amarela no Brasil e, especialmente as pessoas com problemas no fígado, as quais ficam altamente preocupadas já que falta informação sobre a segurança da vacinação para quem tem uma hepatite, pessoas com fibrose, cirrose, foi transplantado ou aqueles em tratamento das hepatites B e C.

Recebemos inúmeros e-mails solicitando informações, por isso estamos divulgando as recomendações gerais a população realizadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia em 19 de janeiro de 2017 e, também, as que solicitamos a um médico infectologista para pesquisar na literatura científica escrevendo recomendações para pessoas com problemas no fígado.



1 - Informações para a população geral sobre os riscos da doença, sintomas, prevenção e vacinação, com informações atualizadas em 19 de janeiro de 2017, da Sociedade Brasileira de Infectologia, são encontradas em http://www.hepato.com/images/Informativo_Febre_Amarela_Populacao.pdf



2 - As recomendações para vacinação da população com hepatite ou doenças no fígado que solicitamos ao Dr.Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, são encontradas em http://hepato.com/p_prevencao/012_prevencao_port.php



IMPORTANTE

A Febre Amarela é de notificação compulsória imediata, portanto todo caso suspeito deve ser comunicado por telefone ou e-mail para a vigilância epidemiológica do estado no prazo máximo de 24h, bem como o caso ser notificado no SINAN.

Agradecemos a SBI - Sociedade Brasileira de Infectologia, e ao Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo pela celeridade na publicação das recomendações, importantíssimas neste momento para enfrentar o que pode se transformar numa nova epidemia no Brasil.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO