009_progress_port

Os corticosteróides podem acelerar a hepatite C

22/02/2010

Pesquisa publicada na revista Gastroenterology realizada na Alemanha alerta para a utilização de corticosteróides em infectados com o vírus da hepatite C.

O estudo foi realizado exclusivamente com pacientes transplantados de fígado em decorrência da hepatite C, nos quais e comum a utilização dos corticosteróides para combater a inflamação. Porém, acredito que não deveria ser descartada a possibilidade do mesmo efeito acontecer com qualquer infectado com a hepatite C, faltando ainda um estudo que possa comprovar tal situação.

Os corticosteróides são utilizados como imunossupressores em pacientes com doenças auto-imunes e em transplantados de órgãos, no entanto os resultados da pesquisa comprovaram que nos transplantados de fígado por culpa da hepatite C o uso dos corticosteróides exacerba a infecção.

Ao comparar a progressão do vírus da hepatite C em pacientes que faziam uso de corticosteróides, os pesquisadores encontraram que a velocidade de propagação era entre 5 e 10 vezes maior que nos pacientes que não utilizavam corticosteróides.

Concluem os pesquisadores que o uso de altas dosagens de corticosteróides aumenta a disseminação do vírus da hepatite C em pacientes transplantados de fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Glucocorticosteroids increase cell entry by hepatitis C virus - Ciesek S, Steinmann E, Iken M, Ott M, Helfritz FA, Wappler I, Manns MP, Wedemeyer H, Pietschmann T. - Gastroenterology. 2010 Feb 9 - On Line
Department of Gastroenterology, Hepatology and Endocrinology, Hannover Medical School, Germany; Division of Experimental Virology, TWINCORE, Centre for Experimental and Clinical Infection Research; a joint venture between the Medical School Hannover (MHH) and the Helmholtz Centre for Infection Research (HZI).


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO