019_progress_port

Na hepatite C o genótipo 3 pode ser considerado o mais perigoso

13/10/2014

Infectados com o genótipo 3 da hepatite C têm maior probabilidade de progredir para cirrose e câncer no fígado em comparação com infectados com outros genótipos.

Entre 110.484 infectados com hepatite C nos Estados Unidos, 79,9% possuía o genótipo 1, 11,8% o genótipo 2 e, 7,5% o genótipo 3.

Apesar de serem indivíduos mais jovens o risco de cirrose e câncer no fígado dos infectados com o genótipo foi 31% maior que nos infectados com o genótipo 1. Ao ajustar os fatores demográficos, clínicos e de tratamento o risco passou a ser 80% maior.

Concluem os autores que o genótipo 3 está associado a maior risco de desenvolver cirrose e câncer de fígado, independente da idade do paciente, de ter diabetes, do índice de massa corporal ou de ter recebido, ou não, tratamento antiviral.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
HCV genotype 3 is associated with an increased risk of cirrhosis and hepatocellular cancer in a national sample of U.S. Veterans with HCV. - Kanwal F, Kramer JR, Ilyas J, Duan Z, El-Serag HB. - Hepatology. 2014 Jul;60(1):98-105. doi: 10.1002/hep.27095. Epub 2014 May 27.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO