005_protoc_port

Diretrizes para o diagnostico, cuidados e tratamento da hepatite C da Organização Mundial da Saúde - EASL-2014 - Abril de 2014

21/04/2014

A Organização Mundial da saúde apresentou no Congresso da EASL-2014 as Diretrizes para o diagnostico, cuidados e tratamento da hepatite C em relação aos tratamentos já disponíveis conforme as evidencias científicas, juntamente com a promessa de incorporação de novos medicamentos nos próximos meses, assim que autorizados. A nova orientação da OMS tem como objetivo ajudar os países a melhorar o tratamento e os cuidados para a hepatite C e, assim, reduzir as mortes por câncer de fígado e cirrose. A OMS vai ajudar os países a incorporar as diretrizes nos seus programas nacionais de tratamento.

As principais recomendações são:

- A OMS recomenda a realização de testes de triagem para as pessoas consideradas em alto risco de estarem infectadas, confirmando em todos os resultados positivos por um teste de biologia molecular.

- Recomenda que todos os infectados evitem o consumo de bebidas alcoólicas. A OMS recomenda oferecer aconselhamentos aos infectados para eliminar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

- Recomenda avaliar o grau de lesão hepática por métodos mais simples que a necessidade da biopsia.

- A Diretriz fornece recomendações sobre os diversos tratamentos existentes a base do interferon, bem como os novos tratamentos orais livres de interferon.

- A OMS estará atualizando as recomendações periodicamente sempre que novos medicamentos sejam aprovados pelas agencias reguladoras.

- Em relação a prevenção de novas infecções as recomendações estão dirigidas aos responsáveis pela saúde pública e os profissionais de saúde, incluindo medidas para assegurar a segurança nos procedimentos médicos e entre os usuários de drogas injetáveis.

- Destaca ainda que as taxas de novas infecções de hepatite C continuam inaceitavelmente elevadas em muitos países por causa de reutilização de seringas e falta de testagem no sangue para transfusão.

O texto completo das diretrizes para o diagnostico, cuidados e tratamento da hepatite C da OMS é encontrada, em inglês, em: http://www.who.int/hiv/pub/hepatitis/hepatitis-c-guidelines/en/

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO