013_protoc_port

Consenso para tratamento da hepatite C das Sociedades Brasileiras de Hepatologia e Infectologia

11/01/2016

Foi publicado o Consenso para Tratamento da Hepatite C elaborado conjuntamente pelas Sociedades Brasileiras de Hepatologia e Infectologia.

Um Consenso é a "Guia de Tratamento" recomendada pelas sociedades científicas aos médicos. O Consenso é sempre mais amplo que o "Protocolo" do sistema público de saúde. Enquanto o Consenso é o tratamento ideal o Protocolo possui restrições em função dos recursos financeiros e da capacidade de atendimento instalada no SUS. O Protocolo deve ser seguido por médicos que atendem os pacientes que recebem medicamentos gratuitos fornecidos pelo SUS.

Por exemplo, enquanto o Consenso recomenda tratar todos a partir de F2 o Protocolo oferece tratamento a partir de F3 ou com um F2 comprovado há mais de 3 anos. Outras recomendações também podem ser observadas.

O Consenso para Tratamento da Hepatite C elaborado conjuntamente pelas Sociedades Brasileiras de Hepatologia e Infectologia será de fundamental importância para ilustrar as ações judiciais requerendo tratamento dos planos de saúde.

O Consenso das Sociedades Brasileiras de Hepatologia e Infectologia pode ser acessado em http://sbhepatologia.org.br/pdf/bjid_suplemento1-2016-web.pdf

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO