012_psi_port

Fatores associados a impactos na qualidade de vida nos infectados com hepatite C

10/10/2011

O vírus da hepatite C é conhecido por afetar negativamente o estado geral de saúde, no convívio social, emocional e mental.

Um estudo para identificar variáveis que podem ser associadas a esses problemas foi realizado analisando os dados demográficos e clínicos de 800 pacientes infectados com hepatite C avaliados durante nove anos, entre 1998 e 2007.

As variáveis observadas foram o grau de fibrose (F0, F1 e F2 comparado contra F3 e F4), demografia, comorbidades, uso de tabaco e álcool, comportamento social e resultados dos exames de sangue, resultados que foram avaliados em função da depressão, fadiga, problemas no sono e perda de interesse sexual.

A depressão atingiu 29,3% dos pacientes, sendo associada a fatores como o sexo feminino, tabagismo (cigarro), colesterol elevado, uso abusivo de bebidas alcoólicas e uso de drogas intravenosas.

A fadiga foi observada em 44,6% dos pacientes, sendo associada à fase final da doença renal, o tabagismo (fumantes atuais ou no passado) e uso de bebida alcoólicas.

Dificuldades para dormir aconteceram em 13,8% dos infectados, sendo associado a uso de tabaco atual e passado, uso de álcool e a diabetes.

Nos infectados com a hepatite C em 7,7% foi constatada a falta de interesse sexual, sendo associado com o uso atual de tabaco (fumantes) e ao fator idade.

Concluem os autores do estudo que o uso de bebidas alcoólicas tem um efeito negativo significativo no sono, na depressão, na fadiga e na perda de interesse sexual. O tabaco (cigarro) foi encontrado como um fator de influencia negativo em todas as variáveis avaliadas.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Tobacco and other factors have a negative impact on quality of life in hepatitis C patients Authors: Yamini, D.; Basseri, B.; Chee, G. M.; Arakelyan, A.; Enayati, P.; Tran, T. T.; Poordad, F. Source: Journal of Viral Hepatitis, Volume 18, Number 10, 1 October 2011 , pp. 714-720(7)


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO