014_psi_port

Depressão: Reconhecendo os sintomas emocionais

10/01/2011

Depressão é uma doença como qualquer outra, podendo acontecer com qualquer pessoa, mas quando alguém é diagnosticado com uma doença crônica, como no caso das hepatites muitos indivíduos podem desenvolver depressão, principalmente se a infecção for pela hepatite C.

Pior ainda, os sintomas depressivos podem aumentar, muito, durante o tratamento com o interferon peguilado, motivo pelo qual é importante tentar encontrar prováveis sinais de depressão antes do tratamento e se necessário procurar tratamento especializado quanto antes, de preferência antes de iniciar o tratamento da hepatite.

O médico que cuida da hepatite é um especialista na doença, mas não se trata de um psicólogo ou um psiquiatra. A maior preocupação dele será curar a hepatite, não dando a outros problemas que possam acontecer a devida importância. Por isso é importante que o próprio paciente se preocupe em encontrar soluções para os outros problemas que estão acontecendo, pois na maioria dos casos não estão somente "na cabeça do paciente", como comumente alguns médicos respondem durante a consulta.

Por serem os aspectos emocionais a maior causa de interrupções do tratamento da hepatite, o próprio paciente pode ajudar a encontrar sinais e sintomas relacionados a um provável quadro de depressão. Veja quais podem ser e se você se enquadra em algum deles:

- Se você se sentir triste, vazio, sem esperança, cuidado, pois é um sinal claro de depressão.

- Se você de repente passou a perder o interesse em coisas que você costumava apreciar, como praticar um esporte, ir ao cinema, participar da vida social, perder a vontade sexual e outras tantas coisas que você gosta, cuidado, pois são indicativos de uma provável depressão.

- Se você anda irritado, ansioso, mal humorado, não consegue relaxar, cuidado, a depressão está chegando.

- Se você está com falta de concentração, não consegue pensar com clareza, com dificuldade para tomar decisões, com medo de fazer escolhas, cuidado, a depressão está presente.

- Se você anda se sentindo culpado por tudo o que acontece, ou se sente um inútil na vida, cuidado, você está com depressão.

- Se você está pensando na morte ou até no suicídio, cuidado, a depressão está muito forte.


E então, você detectou algum provável sintoma de depressão? Não fique triste nem apavorado, pois a depressão é uma condição que possui tratamento.

Procure um psicólogo se os sintomas são leves e que uma terapia pode dar resultado, mas considere que isso é um procedimento de longo prazo. De preferência a um psiquiatra se desejar resultados rápidos. Os psiquiatras podem tratar a depressão com medicamentos, para diminuir ou eliminar os sintomas antes de iniciar o tratamento da hepatite e para evitar problemas durante o uso do interferon, evitando que o tratamento tenha que ser interrompido por problemas emocionais, oferecendo ao mesmo tempo uma melhor qualidade de vida, tanto no familiar ou social como no seu trabalho.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO