029_psi_port

Benefícios do tratamento da depressão antes e durante o interferon

01/12/2013

Uma meta-analise da depressão em pacientes infectados com a hepatite C realizada em diversos estudos controlados por placebos publicados na literatura científica consegue mostrar os benefícios que são obtidos quando do diagnostico da depressão em infectados com hepatite C que recebem tratamento psiquiátrico.

O tratamento da depressão se realizado antes e durante o tratamento da hepatite C com interferon peguilado e ribavirina consegue aumentar a possibilidade de cura de 50% para 56,8% e as interrupções do tratamento diminuem de 21,1% para 18,7%.

As dores musculares relatadas pelos pacientes diminuíram de 52,4% para 40,8% nos pacientes em tratamento da depressão e os problemas respiratórios diminuem de 40,1% para 29,3%.

Somente foi encontrado um aumento da sensação de tontura maior entre os que recebiam durante o tratamento da hepatite C o tratamento psiquiátrico, aumentando essa sensação de 10,2% dos pacientes para 22,3%.

Os antidepressivos mais utilizados foram escitalopram, citalopram, paroxetina. Todos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS).

Concluem os autores que o tratamento da depressão nos infectados com hepatite C, antes e durante o tratamento, pode reduzir significativamente a incidência da depressão durante o tratamento com interferon peguilado e ribavirina, com boa segurança e tolerabilidade, sem redução da possibilidade de cura.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Can Antidepressants Prevent Pegylated Interferon-?/Ribavirin-Associated Depression in Patients with Chronic Hepatitis C: Meta-Analysis of Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trials? - Hou XJ, Xu JH, Wang J, Yu YY - PLoS One. 2013 Oct 30;8(10):e76799. doi: 10.1371/journal.pone.0076799.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO