035_psi_port

Um paciente triste é um triste paciente

26/06/2017

Quando a o relacionamento do paciente com o médico é ruim, primeiro o paciente fica triste e depois passa a ser um triste paciente.

Existem três coisas que os pacientes nunca gostariam de ouvir de um médico:

1 - Quando o médico responde com "Umm .... não sei" é o pior que um paciente quer ouvir. Isso não proporciona muita confiança.

2 - Quando por falta de tempo durante a consulta o paciente é tratado como um "doente" e não como uma "pessoa" o paciente vai se sentir mais um número dentro da estatística. O médico deveria demorar mais um pouco, ter pequenas conversas com o paciente e ser acolhedor no tratamento.

3 - O paciente fica mais seguro com a comunicação não verbal. Não é só o que o médico diz, o importante é a forma como é dito ao paciente. Um médico não deve parecer indiferente ou distraído.

Mas o paciente também deve fazer sua parte para sair satisfeito da consulta, pois tanto médicos e pacientes podem ser ruins em se comunicar, então não sempre a culpa para o paciente ficar triste é do médico.

Uma comunicação efetiva e empática entre o profissional da saúde e o paciente certamente conseguirá deixar o paciente alegre e confiante no seu médico.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO