001_resposta_port

Associação entre a vitamina D e a infecção pelo vírus da hepatite C: Uma meta-análise

30/09/2013

Um estudo realizado no Brasil procurou na literatura cientifica (MEDLINE) estudos publicados até março de 2012 para avaliar a associação da vitamina D, medida pelo exame "25-hidroxivitamina D" e a resposta virológica sustentada (cura) na hepatite C.

Para inclusão na analise os estudos publicados deveriam fornecer informações sobre a cura da hepatite C e os níveis de "25-hidroxivitamina D" no sangue dos infectados com idade acima dos 18 anos, independente do genótipo ou grupo étnico. O nível de corte no resultado do exame "25-hidroxivitamina D" foi fixado em 30 ng/mL.

No total 11 estudos (8 de observação e 3 de intervenção) envolvendo 1.575 indivíduos foram incluídos sendo que 1.117 indivíduos infectados com hepatite C (71%) apresentaram baixos níveis de vitamina D.

Os níveis de vitamina D encontrada variavam entre 17 e 43 ng/mL e, 37,8% dos infectados era genótipo 1, com LOG de carga viral entre 4,5 e 5,9. A maioria dos infectados incluídos nos estudos recebeu tratamento pela primeira vez, com resposta sustentada (cura) de 46,4% no total dos pacientes.

Os pacientes com maior nível de vitamina D, acima de 30 ng/mL, obtiveram maior possibilidade de cura (57%) e os que receberam suplementação de vitamina D durante o tratamento obtiveram 67% de possibilidades de cura, independente do genótipo com o qual se encontravam infectados.

Concluem os pesquisadores que os resultados demonstram que a possibilidade de cura é maior em pacientes com maiores níveis de vitamina D medida pelo exame "25-hidroxivitamina D" e, também, naqueles que recebem suplementação de vitamina D durante o tratamento.

MEU COMENTÁRIO


Posso parecer obsessivo, mas ínsisto que níveis altos de vitamina D possuem um fator importantíssimo no aumento da possibilidade de cura da hepatite C ao receber o tratamento com interferon. Muito já escrevi sobre isso e os interessados podem fazer uma busca dos artigos colocando a palavra VITAMINA D no sistema de procura por palavras da nossa página na internet.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Association between vitamin D and hepatitis C virus infection: A meta-analysis - Livia Melo Villar, José Antonio Del Campo, Isidora Ranchal, Elisabeth Lampe and Manuel Romero-Gomez - World J Gastroenterol 2013 September 21; 19(35): 5917-5924


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO