027_rvs_port

A maioria dos 1.133 doentes tratados já não tem o vírus da hepatite C

23/03/2015

Na terça-feira 1.133 infectados com hepatite C completaram 30 ou mais dias de tratamento oral, livre de interferon, com sofosbuvir e ledipasvir. 95% deles se encontravam com o vírus indetectável na semana quatro do tratamento de 12 semanas de duração.

Luís Figueiredo, de 46 anos, é um dos doentes que já recebeu o tratamento, diz que apesar dos pequenos efeitos secundários, como a irritabilidade, sente que a sua vida está mudando. "Havia um desespero de estar à espera do dia de ter os comprimidos na mão. Senti o peso do mundo caindo acima de mim. A vida já mudou. Dia 18 vou fazer a primeira análise de controle. Sinto que funciona, pois me sinto bem. Espero que a carga viral esteja negativa, que foi coisa que nunca consegui com os dois tratamentos que fiz anteriormente", garantiu ao mesmo jornal.

Desde o início do ano o Infarmed de Portugal autorizou mais de 1.400 tratamentos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde. De acordo com o "Diário de Notícias" de Portugal a cada dia, em media, 49 novos infectados recebem tratamento.

Com o acordo para os medicamentos da Gilead mudaram também as regras de acesso. Agora são os hospitais que dão autorização direta aos pedidos feitos pelos médicos e têm cinco dias para a aprovação, facilitando e acelerando o processo para o paciente entrar em tratamento sem burocracia.

Ainda de acordo com o "Diário de Notícias", o prazo está a ser cumprido. O financiamento, que antes do compromisso era suportado apenas pelos hospitais, tem agora uma linha de funcionamento própria do governo.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO