004_sintomas_port

Hepatomegalia - O que é?

06/03/2006

A hepatomegalia, como é chamada pelos médicos, e o aumento do fígado indicando a existência de uma hepatopatia, palavra utilizada para qualquer doença do fígado. Porém, muitos indivíduos com hepatopatia apresentam um fígado de tamanho normal ou mesmo menor do que o normal. Normalmente, a hepatomegalia é assintomática, sem sintomas. Quando o aumento do tamanho do fígado é acentuado, ele pode causar desconforto abdominal, mais sentida do lado direito superior do abdome, junto as costelas.

Quando o aumento de volume do fígado ocorre rapidamente, o fígado e possível "sentir" o mesmo durante a "palpação". O médico avalia o tamanho do fígado palpando-o através da parede abdominal durante o exame físico, observando sua textura. Quando aumentado de volume devido a uma hepatite aguda, a depósitos de gordura (esteatoses), a uma congestão sangüínea ou a uma obstrução inicial das vias biliares, o fígado normalmente é macio. Quando o aumento é causado por uma cirrose, o fígado é firme e irregular.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO