005_transamin_port

Conhecendo a GGT - Transaminase Gama Glutamil Tanspeptidase

27/10/2007

A gama glutamil transpeptidase ou transferase (GGT) é uma enzima que está presente no fígado, pâncreas e intestino. Os níveis da GGT são principalmente de origem hepática. Permanece por um período de 7 a 10 dias depois de eliminada a causa da elevação, aumentando para 28 dias quando causada pelo uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Os valores são aproximadamente 50% mais elevados nos homens do que nas mulheres, e são diretamente proporcionais à massa corporal, ao consumo de álcool, ao fumo e ao nível de atividade física. Isto é, pessoas com excesso de peso, que consumem bebidas alcoólicas, fumam ou levam vida sedentária poderão apresentar níveis mais elevados ao realizar o exame da GGT.

Pessoas que sofrem de diabetes, hipertiroidismo, artrite reumatoide e doença pulmonar obstrutiva freqüentemente apresentam valores aumentados de GGT.

Valores muito elevados são encontrados em quadros de cirrose biliar primária ou na colangite esclerosante e em outras doenças hepáticas, principalmente quando atingem as vias biliares. Após um infarto agudo do miocárdio, a GGT pode permanecer alterada por semanas.

Apresenta-se freqüentemente elevada em alcoólatras, na obesidade e no uso de medicamentos como analgésicos, anticonvulsivantes, quimioterápicos, estrogênio e contraceptivos orais.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO