012_transamin_port

Explicando a transaminase "ALT" ou "ALAT" ou "TGP"

06/04/2015

O fígado produz a enzima "alanina aminotransferasa" que nos exames de sangue é identificada pelas letras "ALT" ou "ALAT" ou "TGP".

Essa enzima produzida pelo fígado quando está sendo agredido é uma transaminase que entra na corrente sanguínea.

Muitos fatores podem ocasionar o aumento dessa transaminase, como o álcool, medicamentos, drogas, toxinas e diversos vírus, como os das hepatites. A "ALT" ou "ALAT" ou "TGP" não é produzida exclusivamente no fígado, porém é onde se encontra mais concentrada.

Em geral indivíduos com níveis normais da "ALT" ou "ALAT" ou "TGP" indicaria que não existe nenhum problema no fígado, mas nos infectados com hepatite C isso não sempre é verdade, já que o fígado pode estar se deteriorando ou já ter chegado a cirrose e a transaminase apresentar níveis normais.

Nos infectados com hepatite C o médico não pode se guiar somente pelas transaminases normais. Outros indícios devem ser procurados para um correto diagnostico.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO