003_transmis_port

Transmissão da hepatite C pelo leite materno

30/04/2012

Uma mãe infectada com hepatite C pode amamentar seu filho sem problemas, pois é sabido que a amamentação não é uma forma de transmitir a hepatite C. O vírus é encontrado no leite materno, mas não apresenta risco para a criança. Parece incrível, pois o vírus se encontra no leite materno que nos primeiros meses de vida é a alimentação única de uma criança que ainda não apresenta defesas no seu sistema imunológico, mas essa criança não é infectada.

Os pesquisadores tentaram descobrir o efeito do leite materno sobre o vírus, como é que inibe a transmissão e quais os fatores envolvidos.

No laboratório realizaram diversos estudos, com analises bioquímicos e biofísicos do leite materno humano e de diferentes animais objetivando encontrar o que ocasiona a atividade antiviral.

Os pesquisadores encontraram que o leite materno possui marcada ação antiviral nos sete genótipos conhecidos do vírus da hepatite C, mas o mesmo efeito não acontece com leite de outras espécies animais ou com substitutos de leite para alimentação infantil. Também, não foi encontrada qualquer ação antiviral do leite materno sobre outros vírus.

Al centrifugar o leite materno foi separado o creme do leite desnatado. A centrifugação revelou que a atividade antiviral está presente na gordura encontrada na creme do leite materno. O leite desnatado não possuía efeito antiviral nos testes de laboratório.

Concluem os pesquisadores observando que neste estudo ficou demonstrado o efeito antiviral do leite materno, efeito esse encontrado na gordura do leite. Recomendam novas pesquisas para encontrar qual o mecanismo antiviral, o que poderia resultar em novos princípios ativos para futuros medicamentos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Inactivation of Hepatitis C Virus by Human Mother's Milk - S. Pfänder, J. Heyden, M. Friesland, S. Ciesek, T. Pietschmann, E. Steinmann - EASL 2012 - Abstract 866


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO