008_transpl_port

Copias do fígado fabricadas em impressoras 3D

24/03/2014

O Dr. Nizar Zein, chefe da hepatologia da "Cleveland Clinic" em Ohio, Estados Unidos, está obtendo replicas perfeitas do fígado fabricadas em impressoras 3D.

Com o método os cirurgiões conseguem um modelo físico que é 100% idêntico ao que será encontrado na cirurgia ao realizar a operação ajudando os médicos na orientação do procedimento cirúrgico, já sabendo o que irão encontrar e como chegar de forma direta as partes que desejam operar.

As replicas impressas em 3D são feitas de material transparente com artérias e veias coloridas ajudando a evitar complicações na realização de transplantes ou na remoção de tumores cancerígenos. Ao se conhecer antecipadamente onde se encontram os vasos sanguíneos é possível evitar que sejam cortados inadvertidamente durante a cirurgia.

Para criar os fígados artificiais os pesquisadores combinam imagens de ressonância magnética e tomografia computorizada a que os pacientes são submetidos e, em seguida o computador recria a forma em 3D do fígado que será impressa.

Já foram realizadas 30 cirurgias utilizando as replicas dos fígados. Em algumas cirurgias foi mudada a estratégia pensada com base nos órgãos simulados, por exemplo, ao perceber que tumores cancerígenos se encontravam muito perto de certas veias foi possível evitar o corte acidental das veias.

Um estudo publicado no mês passado na revista "Liver International" confirmou que os modelos são anatomicamente precisos em termos de volumem e localização das artérias e vasos do fígado.



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO