003_alternat_port

Confirmado que o consumo de café está associado a menor risco de câncer de fígado

03/06/2013

O café contém uma enorme variedade de ingredientes e até hoje não se conhece qual deles, isoladamente ou em conjunto, é o responsável pelo efeito anticancerígeno. O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes que a cafeína para o organismo humano.

Resultados de uma meta-análise de 16 estudos (sete prospectivos e nove de casos controle) confirmam que existe uma associação inversa entre o consumo de café e o câncer de fígado de acordo com o nível de consumo. A redução é significativa, de até 50% no risco de câncer de fígado, com o maior consumo de café ao comparar com pessoas que não bebiam café.

Na meta-análise foram estudados 3.622 casos de câncer de fígado nas revistas Medline, EMBASE, ISI Web of Science e Cochrane library publicadas até maio de 2012.

Foi encontrado maior beneficio do café na prevenção do câncer de fígado em pessoas asiáticas que em europeus, o que pode ser explicado pelas diferenças raciais e possíveis diferenças nos hábitos de consumo de café.

Em quatro dos estudos analisados foi encontrado que os homens obtinham um beneficio um pouco superior que as mulheres, mas por ser um número pequeno de casos os pesquisadores não consideram como totalmente valido tal achado.

Concluem os pesquisadores que o consumo de café pode estar associado com um risco reduzido de câncer de fígado.

MEU COMENTÁRIO

Diversas matérias sobre o consumo de café e os benefícios para o fígado, seja na diminuição da progressão da cirrose ou na prevenção do câncer de fígado já foram publicados nesta nossa página de informação, podendo ser acessados colocando a palavra "café" no sistema de procura por palavras.

Lembrando sempre que deve se evitar beber mais de cinco xicaras de café por dia e que pessoas com cirroses podem apresentar intolerância ao café, por tanto, prudência e cuidados são sempre aconselháveis para cuidar da saúde.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Consumption of Coffee Associated With Reduced Risk of Liver Cancer - Li-Xuan Sang, Bing Chang, Xiao-Hang Li, Min Jiang - BMC Gastroenterol. 2013;13(34)


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO