006_alternat_port

Idas e vindas nos produtos alternativos na hepatite C

23/07/2012

É apaixonante e ao mesmo tempo desconcertador as idas e vindas nas centenas de pesquisas em relação a produtos alternativos que poderiam ser utilizados pelos infectados com hepatite C para melhorar seu estado ou conseguir uma maior resposta com o tratamento. Em alguns casos são totalmente controversas e em outros simples resultados diferentes ao se realizar a mesma experiência.

A explicação lógica que deve ser aceita para resultados diferentes nas pesquisas é que estudos com produtos naturais são praticamente impossíveis de se comprovar com novas pesquisas, devido a que por não serem produtos estandardizados nos seus princípios ativos, os efeitos benéficos ou prejudiciais são diferentes dependendo da concentração contida nas amostras.

Nesta semana a revista JAMA (Journal of American Medical Association) publica um artigo sobre o Milk Thistle (Silimarina) no qual coloca que o uso desse suplemento não é de muita ajuda para os pacientes que não responderam ao tratamento com interferon peguilado e ribavirina.

Os autores realizaram um estudo randomizado, controlado, com 154 pacientes que não tinham respondido ao tratamento, não encontrando diferenças na melhoria da transaminase ALT entre pacientes tratados com três doses diarias de silimarina comparando com pacientes que recebiam três doses de um placebo, ambos grupos de pacientes tratados durante 24 semanas.

O nível da transaminase ALT teve uma redução de 4,3 U/L entre os pacientes que receberam o placebo, de 14,4 U/L nos que receberam três doses diarias de silimarina de 420 mg e de 11,3 U/L nos que receberam tres doses diarias de 700 mg de silimarina. Somente em dois pacientes de cada grupo foi observada uma redução da transaminase superior aos 50% em relação ao nível inicial.

Ao mesmo tempo, uma publicação deste mês no Journal of Viral Hepatitis que divulgamos semana passada, mostra que um derivado da silimarina, o "silibinin" poderá se tornar uma estratégia terapêutica de resgate dos não respondedores.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Effect of silymarin (milk thistle) on liver disease in patients with chronic hepatitis C unsuccessfully treated with interferon therapy" - Fried MW, et al - JAMA 2012; 308(3): 274-282.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO