010_alternat_port

Ajudando o organismo a lutar de forma natural contra as hepatites B e C

09/01/2012

Aproveitando as férias resumi diversos artigos publicados nos últimos anos em livros e, também, artigos na internet que auxiliam os infectados com hepatite B ou C a fortalecer o organismo para tentar enfrentar e diminuir de forma natural a progressão do dano causado ao fígado. Importante alertar que nenhum produto natural consegue curar a hepatite B ou C, simplesmente podem ser excelentes coadjuvantes se utilizados com cuidado (sem exageros) e sempre informando ao médico de que produto estão fazendo uso.

Lembre que somente o tratamento com medicamentos consegue curar ou controlar as hepatites B e C. Nunca abandone um tratamento médico para realizar qualquer tratamento alternativo.

Por exemplo, o alho ajuda a metabolizar e neutralizar agentes que possam causar câncer. A alicina, um dos compostos do alho auxilia na desintoxicação do organismo. Pode ser ingerido cru ou cozido, mas o maior efeito antiviral é obtido quando comido cru.

A vitamina D se encontra em níveis diminuídos em indivíduos com doenças no fígado. A vitamina D atua como um imunomodulador do organismo, tal qual o interferon, diminuindo a carga viral e auxiliando no tratamento da hepatite sendo importante ter uma alimentação que inclua alimentos que contem vitamina D (leite e derivados são os melhores) e não se esquecer de tomar sol durante no mínimo 15 minutos ao dia para absorver a vitamina D dos alimentos.

Um excelente antioxidante, antiviral, antiinflamatório e estimulante do sistema imunológico é a Cúrcuma. Estudos mostram que protege o fígado e aumenta o fluxo da bile, ainda reduz o colesterol e alivia a artrite. A melhor forma de utilização é comprar o tempero nas lojas de especiarias. Uma colher de chá junto a uma fruta no liquidificador é suficiente para o dia todo.

O café já é aceito cientificamente como hepatoprotetor e anticâncer. Diversos estudos comprovam que indivíduos que bebem entre 3 e 5 cafés por dia apresentam menor possibilidade de desenvolver cirrose ou câncer no fígado. Vários artigos se encontram na nossa página, coloque a palavra "café" no sistema de procura por palavras e vai poder conhecer os benefícios do café em detalhes.

O chá verde, utilizado milhares de anos pelos chineses é um excelente antioxidante que auxilia no controle dos radicais livres, diminuindo a inflação do fígado.

Licorice, também chamado de Alcaçuz (Glicirriza Glabra) é um estimulador do sistema imunológico, antiviral, antibacteriano e antitumoral. Estimula a produção do interferon natural e aumenta a formação de anticorpos aumentando as células brancas do sangue. Pode ser encontrada em cápsulas, pó, tintura, na forma de chá ou até na forma de balas.

Não existem evidencias científicas, mas alguns pacientes relatam que quando o fígado está incomodando, apertando as costelas do lado direito, o óleo de mamona embebido num pano e colocado sobre a pele na posição do fígado ajuda a desinflamar o órgão.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base nas seguintes fontes:
- Book:Herbs for Hepatitis C and the Liver by Stephen Harrod Buhner, 2000 Storey Books;
- Venture Inward, A.R.E. Membership magazine article by Harvey Grady, July/August 1988
- Dr David G Williams, A.R.E. Membership magazine complementary Newsletter v6 n1, July 1995
- "Proanthocyanidin from Blueberry Leaves Suppresses Expression of Subgenomic Hepatitis C Virus RNA" by Masahiko Takeshita, Yo-ichi Ishida, Ena Akamatsu, Yusuke Ohmori, Masayuki Sudoh, Hirofumi Uto, Hirohito Tsubouchi, and Hiroaki Kataoka. - The Journal of Biological Chemistry - Revision received June 12, 2009 - http://www.jbc.org/content/284/32/21165.abstract


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO