021_alternat_port

10 casos de hepatotoxicidade severa associados ao uso do Herbalife - Resumo S1585 - DDW 2006

31/05/2006

A. Engel; A. Schoepfer; K. Fattinger; U. Marbet; D. Criblez; J. Reichen; C. M. Oneta

Os produtos de Herbalife são bastante populares sendo principalmente usados para redução de peso. Os produtos a base de ervas são considerados seguros pela população já que os mesmos são oferecidos como produtos naturais. Em muitos paises são considerados como suplementos dietéticos ou herbários não sendo submetidos a estudos de segurança ou eficácia para poder ser comercializados.

Os pesquisadores enviaram um questionário a todos os hospitais e departamentos de patologia da Suíça, obtendo uma taxa de retorno de 75% e ainda consultaram o banco de dados existente na fármaco vigilância. Foram encontrados 13 casos de hepatite tóxica ocasionados pelos produtos da Herbalife entre os anos de 1998 e 2004. Destes 13 casos, em 10 deles existiam dados suficientes para poder avaliar com segurança que se enquadravam nos critérios para avaliar hepatotoxicidade pelos critérios as Organização Mundial da Saúde (encontrados em www.who-umc.org/defs.html).

A idade media dos pacientes era de 51 anos, com uso médio dos produtos Herbalife de 5 meses. Biopsias de fígado tinham sido realizadas em sete deles, mostrando uma relevante necrose com infiltrações dos linfócitos e eosinofilos e, com colestease de pouca intensidade em cinco dos pacientes. Uma paciente do sexo feminino apresentou um quadro fulminante de fracasso da função hepática, tendo também evidencias de uma infecção já eliminada da hepatite B. Problemas auto-imunes não poderiam ser descartados no dano histológico, mas todos os exames de anticorpos foram negativos. Os três pacientes sem biopsia do fígado apresentavam hepatite colestatica.

Outras doenças do fígado foram eliminadas mediante a realização de exames sorológicos específicos para cada uma delas. Nos 10 pacientes não existia nenhuma outra doença simultânea nem faziam uso de outros medicamentos ou drogas, licitas ou ilícitas.

Foi observado que todos os pacientes tiveram recuperação de seu estado em algumas semanas após a interrupção da utilização do Herbalife exceto um que necessitou de um transplante e um outro que desenvolveu cirrose.

Concluem os autores que estes são os primeiros casos relatando casos de hepatite tóxica com o uso dos produtos Herbalife, sendo que provavelmente tenham sido causados por mecanismos imuno alérgicos. Alertam que a hepatite tóxica pode ser severa, causando falência fulminante das funções do fígado.

Recomendam ainda que as agencias do governo que controla estes produtos deveriam realizar estudos para avaliar a hepatotoxicidade dos produtos naturais a base de ervas.

MEU COMENTÁRIO

Nenhuma alteração foi realizada de minha parte nesta apresentação realizada no DDW 2006. Simplesmente realizei a tradução.

Todo paciente com alguma doença que compromete o fígado deve ter cuidados extremos com o uso de suplementos naturais, de preferência sempre consultando seu medico antes de fazer uso deles.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO