025_alternat_port

Informações e esclarecimentos sobre terapias alternativas

30/04/2007

Nos últimos dias despertaram muita curiosidade entre os doentes crônicos notícias sobre duas terapias alternativas, a "auto-hemoterapia" e o "Suco da Luz do Sol". Neste artigo explicamos o que são estas terapias, como funcionam e para que possam servir.


AUTO-HEMOTERAPIA


Com farta divulgação tem sido preconizado o uso da auto-hemoterapia como método terapêutico adjuvantes para melhorar a imunidade ou para tratamento de doenças infecciosas, alérgicas, neoplásicas (câncer) e outras, inclusive para o tratamento das hepatites.

Essa técnica, conhecida há muitas décadas não tem qualquer suporte cientifico e, no caso das hepatites B ou C, não existe nenhum caso comprovado de cura pela auto-hemoterapia. Não há, na literatura médica, referencia a trabalhos científicos que comprovem e/ou recomendem a utilização da auto-hemoterapia. Se passados tantos anos não foi possível demonstrar seus prováveis efeitos benéficos é conveniente duvidar da sua propalada eficácia.

Pareceres da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e das Câmaras Técnicas de Hematologia e Hemoterapia dos Conselhos Regionais de Medicina são claramente contrários a esse método, esclarecendo que o mesmo não tem suporte cientifico e não obedece às condições estabelecidas para coleta e transfusão de sangue, colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes que a ela se submetem, sem perspectivas de qualquer efeito benéfico.

Os acometidos por doenças crônicas são pressas fáceis de aproveitadores que se utilizam do desespero e ansiedade oferecendo curas milagrosas. O máximo que o doente vai conseguir e esvaziar sua conta bancária. Em geral deve se duvidar de tudo aquilo que é vendido por "distribuidores" sejam estes sucos energizantes, ervas para emagrecer, formulas milagrosas, cogumelos raros, etc., etc.. Se esses produtos fossem realmente aquilo que preconizam seriam apresentados por estudos de universidades e hospitais.

Desculpem ser duro e direito, mas é necessário alertar!



SUCO DA LUZ DO SOL


Uma outra terapia alternativa que esta entrando na moda é o chamado "Suco da Luz do Sol". Curiosamente este suco não é vendido comercialmente, assim, é possível falar que se não faz bem, também, não faz mal, nem para o corpo nem para o bolso.

Pela sua composição o Suco da Luz do Sol e um alimento que na sua composição contem excelentes propriedades antioxidantes, sendo então efetivo para combater os radicais livres e consequentemente diminuir inflamações, diminuir dores musculares e nas articulações e provavelmente fortalecer o sistema imunológico do organismo.

Os que estiverem interessados em obter a formula e a forma de preparar, recomendo visitar a página pessoal da professora Ana Branco da Universidade Católica do Rio de Janeiro encontrada em http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/biochip_suco.html

A professora Ana Branco coordena o Grupo Aberto de Estudo, Pesquisa e Desenho com Modelos Vivos da Pontifícia Universidade Católica, oferecido a comunidade de forma graciosa, favorecendo a divulgação e experimentação da pesquisa, onde são investigados as cores, os odores, os sabores e as informações contidas nas frutas, hortaliças e sementes

revitalizadas pela germinação. Outras informações sobre o mesmo tema são encontradas na página Web do Universo Orgânico - http://www.universoorganico.com/SucoLuzdoSol.asp

Lembro que este suco não é uma terapia para tratamentos de doenças não podendo substituir a indicação médica nem nenhum tratamento com medicamentos, devendo ser considerada simplesmente como um adjuvante complementar na alimentação das pessoas.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO